Pular para o conteúdo principal

Vanilla Sky.

Essa foi a terceira vez que assisti Vanilla Sky. Uns cinco anos devem ter passado desde a primeira vez, e assim como da primeira vez eu não consigo interpretar e escrever o significado do filme para mim. Ele foi claustrofóbico, denso, intenso, representativo e emocionante. Mas vai muito além disso.

Para partir do princípio, o filme é caracterizado pela crítica como uma “mistura de ficção científica, romance e uma torção – o termo distorção não me parece adequado – da realidade” ou então, em termos simples, “erotismo, romance, comédia, mistério e thriller psicológico com uma dose de ficção científica”.

Vanilla Sky, se constrói em torno de David Aames. Apresenta fragmentos de David conversando com um psicólogo numa prisão, para tentar descobrir o que aconteceu sobre um ainda desconhecido homícido e as memórias e sonhos de David, tentando montar todo o quebra cabeça de uma história que começa com um relacionamento físico que ele mantém com Julianna Gianni, e quando, repentinamente conhece uma garota por quem se apaixona, Sofia Serrano. Após passar uma noite toda na companhia de Sofia, Julianna aparece, oferece uma carona para David e em uma discussão ela arremessa o carro, com os dois dentro, de uma ponte. Deixando David completamente desfigurado e agora tenta recuperar sua vida, sua razão e Sofia.

Essa é a descrição mais sucinta que consegui dar do filme e está aqui, porque essa obra, na minha opinião, fantástica, é a base e a razão desse texto e da reflexão que ocorreu depois.

Faltavam ainda alguns minutos da conversa final, mas era mais do que eu conseguia aguentar antes de me levanter, ir até a janela e com os olhos ardendo e o peito comprimido deixar as lágrimas sairem.

Apreciei a poética do momento e, consciente da representatividade desse filme, me enquadrei no contexto. Enquanto observava a rua vazia, via meus cabelos balançando com o vento sobre meus olhos - me lembrava a cena final -, embaixo de um céu nublado, uma analogia ao céu de baunilha (Vanilla Sky) retirado de um quadro do Monet, para construir, a pedido do próprio David Aames, o ambiente para o seu sonho lúcido.

É curioso como algunas coisas trabalham emoções de uma maneira profunda e repetida. Com certeza, todas as vezes que eu assistir a esse filme, vou me sentir do mesmo jeito. Talvez a mesma coisa todas as vezes que eu me lembrar daquele garoto sentado na mesa da lanchonete, desenhando naquele papel.

Disfarcei as lágrimas e entrei no banheiro. Enquanto David olhava nos espelhos e via o seu rosto distorcido. Eu olho no espelho e vejo como eu sou. Sou a pessoa que sou agora, diferente de quem fui ontem. Cabelos compridos, barba por fazer e lágrimas nos olhos.

Apesar de ter sobrevivido ao acidente, David perdeu a vida, como ele conhecia, no momento que entrou naquele carro. Nem David, nem eu, não estavamos sozinhos naquele carro.

Desculpa o excesso de comparações, talvez, aos seus olhos, nem sejam tão dignas de serem feitas, mas para mim são completamente coerentes.

A Sofia de David era uma pessoa que ele idealizou sobre a Sofia real. Feliz, leve, divertida, carinhosa, apaixonada. Não que ela não seja essa pessoa, e a maior revelação é que ele a conheceu apenas por um dia.

Julianna, por outro lado, foi vista como uma bela mulher, mas que não estava feliz. A descrição dela por Sofia foi como sendo “a mulher mais triste que já segurou um martíni”. É a antítese de Sofia, mas que, tomando uma observação filosófica, foi constantemente vista na mesma pessoa que Sofia. Uma forma – talvez somente minha – de dizer que podem ser a mesma pessoa, depende apenas da posição que se quer assumir. Escolha e não designo.

No fim do filme descobre-se que David, depois do acidente, não aceitou a sua condição. Encontrou o seu melhor amigo e Sofia em uma única e mal sucedida vez em uma danceteria e após isso se matou para que, uma empresa que contratou, congelasse seu corpo e o mantivesse em um estado constante que eles chamavam de “sonho lúcido” onde ele recuperaria suas face e viveria uma vida feliz com Sofia, mas que para David havia virado um pesadelo. Até aquele momento.

Sendo uma obra de arte, o principal está nos 1/3, que nesse caso é composto pela noção de que são nos detalhes, minuto a minuto, que nossa vida é vivida, e que em qualquer um desses minutos, tudo muda de sentido. Por isso, toda vez me coloco no lugar de David e isso tudo me levou uma, e agora outra, vez a pensar na minha vida, as escolhas e consequências – positivas e negativas – e a seguir em frente.

Sofia, do grego "sophia" (Σοφια), é o que detém o "sábio" (em grego "sophos" (σοφός)).



por: Conrado Tramontini
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha

Na semana passada, um conflito entre polícia e moradores da favela Paraisópolis em São Paulo, virou notícia. Segundo os jornais "a morte do traficante e ladrão Marcos Purcino, de 25 anos, durante uma troca de tiros com policiais militares no domingo à tarde, desencadeou a revolta de moradores da favela. Segundo o chefe do Comando de Policiamento de Área Metropolitano-5 (CPA/M-5), coronel Danilo Antão Fernandes, o protesto foi causado pela morte de Purcino, um foragido da Justiça com duas condenações por roubo".

Isso só me faz lembrar da citação atribuída a Victor Hugo "Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha"

ou a citação completa:

A compaixão nem sempre é uma virtude. Quem poupa a vida do lobo, condena a morte as ovelhas. (Victor Hugo)


por: Conrado Tramontini

Meu pedido de noivado.

Não há melhor forma de manter uma memória que a escrever, e não recordação mais precisa, porém efémero, que nossa memória. Recordo-me de sentir a expectativa pela abertura das cortinas que se assomava dentro do teatro e pela qual eu já estava acostumado. Eu estava ansioso por outra coisa repetidamente colocava a mão em meu bolso para sentir o canto do metal em meus dedos e então voltava para ajustar a câmera fotográfica. Eu ainda tinha dúvidas se deveria realmente fazê-lo da forma que eu estava premeditando. Até aquele momento ninguém sabia, somente eu. Chequei os bolsos mais algumas vezes. A decisão de agir já estava tomada havia algum tempo. Sim, eu iria pedi-lâ em casamento, mas quando, como e onde foram respostas que vieram depois, com algumas sugestões sutis. Acho que uma primeira sugestão foi quando estava assistindo, descompromissado, um reprise de Friends e o Ross e a Rachel invetam uma história sobre um pedido de noivado e depois ele conta como teria feito o pedido e ele descre…

Dia da Consciência Negra e o banco Imobiliário da vida real.

No final desse domingo chuvoso, uma atitude do meu pai - um filho de italiano e mameluco, um tanto cabeça-dura a modismos e assuntos rasos e outro tanto extremamente inteligente e humano a assuntos mais complexos - gerou uma excelente reflexão sobre o real problema relacionado a etnia / distribuição de recursos (não vou falar renda pois não se trata de comprar ou não um iPhone).

O texto dele dizia:

É domingo. 22.16 horas. Está frio e garoa. Pela câmera da rua vejo uma pessoa empurrando um carrinho cheio de papelão. Lembro das antenas de alumínio de VHF que troquei pelas digitais. Penso, quem quer que esteja trabalhando domingo a essa hora sob garoa procurando latinhas de alumínio merece ajuda.  Abro o portão, a rua está deserta, grito para a pessoa: Hei, quer alumínio? Ele sob a rua e para em frente ao meu portão. É jovem e negro. Vou até o fundo do quintal e pego as antenas. Elas não passarão pelo vão do portão. Muitos teriam receio mas vou até a sala e abro o portão automático. Entr…