27 de janeiro de 2009

Lembra quando sua geração queria mudar o mundo? Parabéns, vocês conseguiram.

A divulgação do Relatório Ambiental, em 2007, assombrou com a declaração de que os danos ambientais causados por nós ao meio ambiente, já são irreversiveis, e que a única opção é reconstruir.

Concordo quando se diz que em alguns aspectos esses alarmes são exagerados. Mas em outros casos, nós , seja por desconhecimento, preguiça ou falta de interessenão não damos a mínima atenção para esses alertas e seguimos com suas vidas para um futuro que pode ser pior do que qualquer "pesadelo" já imaginado por nós.

No YouTube existe um grupo do Greenpeace que exibem diversos vídeos sobre material de campanha da organização com o intuito de informar e alertar.

Em um deles, que fala sobre a pesca da Tuna foi registrada a morte cruel e dolorosa desse peixe, apreciado na culinária oriental, onde é feito um buraco em sua cabeça e enfiado um arame através da espinha. Veja o vídeo e me diga se isso é decente (link), mas apesar da crueldade (que seja só com um peixe) as pessoas colocam comentários tentando ironizar e perguntando "qual é a ferramenta utilizada", aonde conseguir wassabi para preparar aquela Tuna, ou "quem quer Sushi". Piadas que não terão tanta graça quando repetidas em um futuro, onde a Tuna e milhares de outros peixes tiverem sumido dos oceanos, como já vem acontendo.

Não estou dizendo "parem de comer carne" estou dizendo que devemos repensar como extraímos a carne, a madeira, o óleo e todo o resto. Como podemos fazer isso de forma decente, já que a forma humana não está funcionando.

O título desse post foi tirado do vídeo abaixo, como uma bela sacudida para todos nós, que estamos bem acomodados, sentados em nossa sala, com o ventilador fazendo o seu serviço ... antes de derretermos em nossa estupidez.


Postar um comentário